Com pés e cabeça… se é para ser que seja bem feito!

2021 … Recomeçar a correr

A decisão foi tomada, vou recomeçar a correr… mas desta vez vou fazer de outra forma, vou ter acompanhamento a nível dos treinos e acompanhamento nutricional para evitar cometer erros do passado.

Retrocedendo, em 2018 comecei a Correr, eu, a muito amadora que nunca tinha corrido na vida ( a não ser para apanhar o autocarro quando era teenager), e como muito amadora que era (e sou) fiz tudo baseado na opinião deste ou daquele “conhecedor”, leituras que fui fazendo relacionadas com o tema…

Em relação aos treinos e provas…para controlar tempos instalei uma app indicada por alguém, desinstalei, instalei, até que encontrei uma que até servia para o que pretendia… e fui correndo cumprindo treinos indicados pela minha “querida aplicação”.

Em relação à parte nutricional, pedi uns planos alimentares a uma amiga, que nunca segui, e fui seguindo algumas indicações que ia lendo aqui e ali… o que é que me aconteceu? Perdi peso a mais para a minha estrutura, apesar de nunca ter tido uma lesão, sentia que nutricionalmente estava a cometer muitos erros.

A fase de recomeçar à séria

Quando tomei a decisão que em 2021 ia recomeçar os treinos para o objetivo que estabeleci, que é correr 21 Km no dia 24 de dezembro, resolvi que desta vez iria fazer de um modo diferente.

·       Acompanhamento treinos

“ Só se aprende a Correr, correndo!”

Recomeçar implica voltar ao ponto de partida… o corpo enferrujado pelos meses de pausa na corrida precisa de começar por se habituar e os primeiros treinos comprovaram-me isso mesmo através das dores, do cansaço, das dificuldades em respirar… só pensava para mim “ Eu que já fiz uma prova de 21Km, agora corro 5Km e fico de rastos??” … pois é, fico! Porque deixei de treinar e nada se consegue sem trabalho, sem rotina, sem disciplina.

Para este acompanhamento a nível dos treinos vou ter a ajuda do Nuno do Portugal Running (https://www.portugalrunning.com/treinador/ ) e o ponto de partida foi recolher as informações necessárias para elaborar um plano para mim, e sim também as aplicações recolhem essas informações mas não têm em conta a história de cada pessoa (as motivações, que treinos fazia, a exigência a nível profissional; disponibilidade para treinar…). Após recolher as informações necessárias, o Nuno elaborou um plano para o mês de Janeiro que inclui 3 dias de treino: um de treino de series; um treino de corrida e o treino  longo. O plano inclui também os alongamentos e exercícios de reforço muscular, algo que eu sempre descurei, mas que é muito importante.

2020…A desculpa COVID

A primeira semana de treinos foi cumprida, as minhas principais dificuldades estão identificadas, a dificuldade em controlar a respiração consequência do querer mais do que aquilo que ainda consigo, principalmente quando inicio há tendência para correr mais depressa e depois chego a meio “ sem folego”… uma outra dificuldade é o fato de ter estado sem treinar muito tempo e agora o corpo ressente-se … mas considero que é importante perceber as minhas dificuldades para conseguir superá-las, e VOU CONSEGUIR!

·       Acompanhamento nutricional

“ Somos o que comemos!”

Quando comecei a correr em 2018, a minha vida a nível profissional sofreu uma grande mudança, e esses dois factores tiveram uma grande repercussão no meu peso, na altura, não desgostei e até fiquei surpreendida pois nunca tinha conseguido perder assim peso.  A nível nutricional cometi muitos erros, e o pior é que tinha consciência disso mesmo… usava planos nutricionais de amiga mas que cumpria de vez em quando, fazia treinos após almoçar, não ingeria proteína suficiente para os treinos que fazia, a minha ementa era cheia de “pecados” (sobretudo doces) pois pensava “se estou perder peso posso comer tudo o que quero “… mas eu tinha consciência que não era correto, e não gostava do que via ao espelho, a cara muito magra e com “ar pouco saudável”… e decidi quando retomasse os treinos que iria procurar ajuda nutricional, e assim foi, e comecei a ser acompanhada pela Dra.Maria Rita (https://www.facebook.com/betagymnasium ). Primeiro recolheu todas as informações sobre treinos e hábitos alimentares, registou peso e medidas, e depois elaborou um plano nutricional para mim tendo em conta o meu plano de treinos. O meu objetivo não é perder nem ganhar peso, mas manter o peso e fazer uma alimentação adequada pois é uma base fundamental para o que me proponho a fazer a nível dos treinos.

Coach e nutricionista… Isso vai custar uma pipa de massa !!!

Isso também era o meu pensamento há uns tempos, mas totalmente errado…

As apps têm custo e entre instalações e desinstalações  já gastei alguns euros, e não há comparação entre um acompanhamento personalizado a mim e que vai sendo adaptado consoante  a minha progressão. As apps são programas computorizados e não uma pessoa, não quer saber como correu o treino, como te sentiste, o que deves fazer para melhorar…

Planos alimentares há muitos na net ou pede a algum conhecido foi o que ouvi tantas vezes… pois é, mas não é o correto, e quando não fazemos as coisas como devem ser estamos a pôr em risco a nossa saúde… tal como me disse a Dra Maria Rita eu devo ter uma boa genética pois nunca tive lesões, mas a verdade é que estou a caminho dos 42 e se quero continuar a treinar tenho de ter em conta que uma alimentação equilibrada é um fator muito importante. Se tiver lesões vou ter custos, se me pôr a tomar isto e aquilo só porque alguém disse vou ter custos e possivelmente nem estarei a tomar o correto para mim…

Por isso, e ainda que não considere que seja um custo elevado, este “ casamento” de Coach e nutrição é um investimento que considero muito importante para este meu RECOMEÇAR de um modo saudável, equilibrado e adaptado a mim, e que sei que me irá levar LÁ em bom… rumo aos 21Kms a 24 de dezembro de 2021 ( ao qual juntarei aquela dose de TEIMOSIA)

Porque A CORRER SOU FELIZ… por mim!

Contatos:

Nuno Pimenta: https://www.portugalrunning.com/treinador/

Dra Maria Rita: https://www.facebook.com/betagymnasium

By Ana Luísa do blog A correr Sou Feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *