Vo2Max
É comum quando conversamos com outros atletas, nos perguntarem: “Qual é o teu VO2Max?” Como a resposta dada caracterizasse de todo o nosso potencial. Vamos lá tentar clarificar um pouco melhor o mito do VO2Max nas corridas de endurance, com base na ciência e nos estudos que temos ao nosso dispor.
O que é o VO2Max?
O VO2Max é a quantidade máxima de oxigénio utilizada pelo organismo, calculada pela diferença entre a quantidade de oxigénio inspirada e a quantidade de oxigénio expirada.
Qual a unidade de medida?
O VO2Max pode ser medido em mililitros de oxigénio por quilograma por minuto (mL/kg·min) de forma relativa ao peso do indivíduo.
Os limitadores do VO2Max?
Desde que inspiramos o oxigénio na atmosfera até chegar às mitocôndrias do músculo, encontramos diversos limitadores do VO2Max: na inspiração, no transporte e na utilização do oxigénio.
O caso da Radcliffe
A ex-recordista mundial da maratona feminina Paula Radcliffe, entre 1992 e 2003 teve o seu VO2Max praticamente estabilizado nos 72 mL/kg·min. Neste período o seu treino aumentou muito, de 25-30 milhas por semana para 120-160 milhas por semana e, o que se observou, é que o VO2Max não se alterou e a sua performance aumentou signicativmente no período, tendo batido o record do mundo da maratona em 2003. Este estudo de 2006 do Andrew M Jones podes encontrá-lo aqui.
Deves treinar para melhorar o teu VO2Max?
Se as tuas corridas forem de endurance, a tua prova será feita dependendo da distância em ritmos em nada comparados com o ritmo ao VO2Max. Assim, há outras variáveis também predictoras de performance para as quais podes treinar para as melhorares: a economia de corrida e o teu limiar anaeróbio.
E fazer o teste do VO2Max?
Face aos limitadores do VO2Max apresentados, o facto do desenho de planos de treinos poder ser baseado apenas no VO2Max levanta muitas questões…
Assim, a nossa sugestão é que se tiveres alguns euros para investir em avaliações fisiológicas, que escolhas antes um teste de limiar de lactacto (mais à frente daremos mais inputs sobre este teste) que dará inputs sobre o teu limiar anaeróbio e que será mais últil a um treinador de atletismo de endurance, do que saber propriamente o teu VO2Max.
Referências:
Jones, The Physiology of the World Record Holder for the Women’s Marathon, 2006
Magness, The Science of Running, 2014
Portugal Running